dor no tríceps dor no tríceps

Lesão no tríceps: quais as mais comuns e como tratar

A lesão no tríceps é uma condição incomum que pode ocorrer em qualquer pessoa, mas é especialmente prevalente em indivíduos que participam de atividades físicas intensas. O tríceps braquial comumente conhecido como tríceps, é um grande músculo localizado na parte de trás do braço e é responsável por uma série de movimentos no ombro e no cotovelo.

Essas lesões podem variar em gravidade, desde pequenas lesões que causam dor e desconforto leves até lesões completas que podem exigir cirurgia e um longo período de recuperação.

Veja também: Tuberosidade isquiática: causas e tratamento

Lesão comuns e tratamentos para o tríceps

Anatomia do tríceps

O tríceps braquial, ou simplesmente tríceps, está situado ao longo da parte de trás do braço. Ele recebe o nome de “tri-” porque tem 3 cabeças: longa, medial e lateral. O tríceps se origina no ombro, com anexos à escápula (omoplata) e ao osso do braço (úmero). Na parte inferior, ele se conecta ao ponto do cotovelo chamado olécrano, num osso do antebraço nomeado ulna.

Foto: Cook Studio/Freepik

Lesão no tríceps: uma visão geral

As lesões no tríceps podem ser graves, exigindo atenção médica e, às vezes, até mesmo cirurgia. O processo de recuperação após uma lesão no tríceps é geralmente longo, dependendo do grau da lesão. As lesões podem ocorrer em qualquer lugar ao longo do comprimento do músculo ou em seu tendão, a estrutura que conecta o músculo aos ossos.

As lesões musculares e dos tendões podem ser classificadas de um a três, com base em sua gravidade:

  • Grau 1 (leve): São pequenos estiramentos em uma pequena quantidade de fibras musculares que causam dor que piora com o movimento, com algum inchaço, hematomas e perda mínima de função e limitação.
  • Grau 2 (moderado): Estas lesões são maiores e têm quantidades moderadas de fibras musculares estiradas. Também estão presentes o inchaço e hematomas. Neste grau de lesão, pode ocorrer diminuição considerável da amplitude de movimento e dor ao repouso e movimento.
  • Grau 3 (grave): Este é o mais grave, onde o músculo ou tendão é completamente rompido. Essas lesões causam dor intensa, incapacidade de movimentação local e geralmente possui uma lesão visivelmente aparente e palpável, acompanhado de hematomas e edema.

Sintomas da lesão no tríceps

As lesões do tríceps causam dor imediata na parte de trás do braço refletindo até o cotovelo, que piora se você tentar mover o cotovelo e o ombro. Talvez seja pode possível sentir (ou ouvir) uma sensação de estalo ou rasgo no momento exato da lesão, mas geralmente este sintoma é associado a lesão em grau 3. Haverá inchaço, e sua pele provavelmente estará vermelha e/ou machucada.

Dessa forma, se você tiver uma lesão parcial, seu braço provavelmente se sentirá “fraco” e irá apresentar dificuldade de movimento no ombro e cotovelo. Se você tiver um rompimento completo no músculo ou tendão do tríceps, terá uma fraqueza significativa ao esticar o cotovelo. Entretanto, na lesão mais grave, é possível notar um aumento na parte de trás do braço onde seu músculo “se acumulou” e lá estará a lesão e o músculo rompido.

Causas da lesão no tríceps

As lesões no tríceps geralmente ocorrem durante traumas quando o músculo do tríceps está contraído e uma força externa tenta empurrar o cotovelo para uma posição dobrada. Isso porque uma das maneiras mais comuns de isso acontecer é caindo sobre um braço estendido.

As lesões no tríceps também ocorrem durante atividades esportivas, como arremessar uma bola de beisebol, boxe, bloquear jogadores durante um jogo de futebol, ginástica ou quando um jogador cai e pousa no braço. Dessa maneira, lesões também podem ocorrer ao usar pesos muito pesados durante exercícios que visam o fortalecimento do tríceps braquial.

Menos comumente, as lesões no tríceps acontecem devido a um trauma direto no músculo, como um acidente de veículo motorizado.

Foto: 8photo/Freepik

Fatores de risco

Existem fatores de risco que podem tornar mais provável que uma pessoa sofra uma lesão no tríceps. Assim, certas condições médicas subjacentes podem enfraquecer os tendões, tornando-os mais propensos a se lesionar. Estes incluem:

  • Sedentarismo
  • Quedas
  • Praticantes de atividades de alto impacto

Possíveis tratamentos

O tratamento para lesões no tríceps pode variar dependendo da gravidade da lesão e deverá ser avaliado pela equipe médica para diagnóstico e traçar o tratamento de acordo com os exames. No entanto, algumas abordagens comuns incluem:

  • Descanso: Evitar a atividade que causou a lesão pode ajudar a evitar danos adicionais. Isso é especialmente importante nas primeiras 24-72 horas após a lesão.
  • Gelo: A aplicação de gelo pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor e irá auxiliar no controle da infamação local.
  • Medicação: Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser usados para ajudar a reduzir a dor e o inchaço e deverá ser prescrito exclusivamente por um médico.
  • Fisioterapia: Exercícios de reabilitação guiados por um fisioterapeuta podem ajudar a fortalecer o tríceps e a prevenir lesões futuras.
  • Cirurgia: Em alguns casos, se a lesão for grave ou não responder a outros tratamentos, a cirurgia pode ser necessária.

Entretanto, essas são as recomendações gerais, e cada caso é único. É importante procurar atendimento médico para obter um diagnóstico e plano de tratamento adequados à situação específica.


Esse artigo foi revisado pela fisioterapeuta Gabriela Pereira de Almeida (Crefito 2: 280337-F).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *