peso academia peso academia

Como surgiu o Crossfit? Veja a história da modalidade

O Crossfit é uma marca fitness criada oficialmente em 2000 por Greg Glassman e voltada para atividades físicas que combinam exercícios funcionais à alta intensidade. Seu sucesso é tamanho ao ponto da marca possuir milhares de academias afiliadas em mais de 150 países. Além disso, surgiram diversas outras modalidades com programas funcionais inspirados no Crossfit.

Veja também: Jiu-Jitsu: entenda a tabela de pesos CBJJ

Esta modalidade de treino pode ser praticada por qualquer pessoa e pode ser utilizada para atingir objetivos variados, desde melhorar a saúde, prevenir e reverter doenças crônicas, a ganhar condicionamento físico.

Por ser voltado para um público diversificado, seu treinamento inclui uma grande gama de exercícios funcionais, como levantamentos de peso, agachamentos e exercícios aeróbicos, além de diversos elementos da ginástica, como flexões, abdominais, Rope Climb (escalada de corda), entre outros. Toda a gama de exercícios é adaptada e combinada em treinos curtos e intensos, de uma forma que não gere monotonia e traga resultados poderosos.

Como surgiu o Crossfit?

Como mencionado anteriormente, o fundador do Crossfit se chama Greg Glassman, um ex-ginasta,nascido 1956 que teve poliomielite na infância, uma doença que pode causar diversas sequelas, como paralisia e atrofia muscular.

greg glassman
Greg Glassman (Foto: Reprodução/CrossFit)

Devido à sua condição, Greg utilizou a ginástica como forma de reverter as sequelas da doença, entretanto, não se identificava com os métodos tradicionais, que não exploravam todo potencial de seu corpo. Por conta disso, já adulto, resolveu criar seu próprio método de treinamento, utilizando a combinação de diversos exercícios funcionais. Assim, o Crossfit nasceu, sendo registrado como marca no ano 2000 e tendo como cofundadora Lauren Jenai, sua esposa na época.

A primeira academia de Crossfit surgiu em Santa Cruz, Califórnia, antes mesmo da marca ser registrada. Em razão dos diversos benefícios da modalidade, entre eles o senso de comunidade, pelo Crossfit ser uma atividade em grupo, seus adeptos aumentaram exponencialmente já nos primeiros anos.

Em função de tudo isso, muitos de seus praticantes encaram o Crossfit não apenas como uma modalidade esportiva de condicionamento físico, mas como uma filosofia de vida.

Crossfit: controvérsias a respeito de Greg Glassman

Desde 2020, Greg Glassman já não é mais a pessoa por trás da marca CrossFit, pois devido a polêmicas, ele renunciou ao cargo de CEO e, posteriormente, vendeu sua parte na empresa por aproximadamente US$ 4 bilhões.

Primeiro, Greg proferiu um comentário racista no Twitter, comparando o assassinato de George Floyd à pandemia de Covid-19. Devido a isso, ele foi alvo de protestos e críticas, inclusive de atletas e academias que se desfiliaram da marca. Além disso, também perdeu seu principal patrocinador da época, a empresa de equipamentos esportivos Rebook.

Logo após, um áudio vazado complicou ainda mais sua situação. Nele, em conversa com sua equipe, Greg Glassman continuou com discurso de mesmo tom, onde dizia não lamentar a morte de George Floyd, além de especular sobre teorias de conspiração a respeito do caso.

Depois disso, mais uma bomba! Um artigo do The New York Times revelou novas acusações contra Greg, dessa vez sobre práticas de assédio sexual contra suas funcionárias.

Greg Glassman sempre negou todas as acusações, porém, todas essas polêmicas resultaram na venda da marca CrossFit à Eric Roza, ex-CEO da Datalogix, uma empresa que desenvolve produtos digitais e que foi comprada pela Oracle.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *